Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Federação Sindical Mundial (FSM)

Tradução do inglês de PAT

A Federação Sindical Mundial crê firmemente que os recursos de cada país pertencem aos povos.Apelamos aos povos desses países e a todas as organizações sindicais do mundo para intensificarem a sua luta contra as intervenções imperialistas, por um mundo sem exploração, por um mundo onde os trabalhadores sejam os verdadeiros proprietários da terra e dos seus recursos.

 

O responsável dos assuntos humanitários da ONU, Stephen O'Brien, disse que mais de 20 milhões de pessoas enfrentam a ameaça de fome e inanição no Iémen, na Somália, no Sudão do Sul e na Nigéria, ao mesmo tempo que a UNICEF já alertou que 1,4 milhão de crianças morrerão de fome este ano.

Por outro lado, todos esses países são ricos em recursos minerais e naturais e esta é a verdadeira razão por que os imperialistas estão a intervir nas suas terras. Na Nigéria estão alguns dos maiores depósitos de petróleo de África, e há também grandes depósitos no Iémen. No Sudão do Sul há petróleo, cobre, prata e ouro. Na Somália há depósitos de urânio e gás natural.

Apesar de todas essas riquezas, os trabalhadores dos quatro países estão a morrer de fome e inanição, quando podiam viver com dignidade e ter casas decentes, saúde e educação para eles e suas famílias, se as riquezas não pertencessem aos capitalistas e às suas uniões imperialistas.

A Federação Sindical Mundial crê firmemente que os recursos de cada país pertencem aos povos. Apelamos aos povos desses países e a todas as organizações sindicais do mundo para intensificarem a sua luta contra as intervenções imperialistas, por um mundo sem exploração, por um mundo onde os trabalhadores sejam os verdadeiros proprietários da terra e dos seus recursos.

 

 O Secretariado

 

 Publicado em 2017/03/13, em: https://www.wftucentral.org/wftu-statement-on-the-un-warning-for-the-greatest-humanitarian-disaster-since-1945/

 

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.