Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dimitris Koutsoumpas – SG do Partido Comunista da Grécia (KKE)

Esmirna, 2019/10/18-20

 

Na Europa ocidental, principalmente sob a influência do eurocomunismo, nas décadas de 1960, 1970 e 1980, as táticas de formar governos de coligação com a social-democracia, isto é, com partidos burgueses, e a participação dos PC em governos que, essencialmente, administravam o desenvolvimento capitalista, na lógica das etapas, com a primeira etapa a resolver as reivindicações democráticas-burguesas antimonopolistas e a questão da dependência, levou quase todos os países da Europa ocidental a um maior fortalecimento do poder da capital, com o apoio a novos mecanismos de repressão e manipulação.

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

2019-11-07 - ER - IMAGEM cartaz (2).jpg

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

José Goulão

Tratando-se de uma violação da soberania síria – apesar de Ancara invocar a Carta das Nações Unidas alegando que se trata de «autodefesa» – a operação veio provocar alterações significativas nas relações de forças no terreno, e nem todas elas, porém, desfavoráveis à República Árabe Síria. O que está a acontecer revela um dos mais complexos quebra-cabeças existentes hoje no panorama internacional.

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Kemal Okuyan – SG do Partido Comunista da Turquia (TKP) – Discurso de abertura (2019/10/18)

... a Internacional Comunista não era uma organização de solidariedade ou de recomendações. A Internacional Comunista foi fundada para estabelecer a vontade comum, era o centro revolucionário de que o proletariado precisava para dar o golpe final ao capitalismo. Nesse sentido, não é errado dizer que a Terceira Internacional era um Partido Mundial.

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

JBC (para www.initiative-communiste.fr)

Abandonadas pelos EUA e os seus servos da União Europeia, as forças curdas viraram-se rapidamente para Damasco, com quem já se haviam aliado para retomar a cidade de Alepo aos terroristas islamitas e com quem a aliança tardia não tinha permitido salvar a cidade de Afrin das garras de Erdogan.

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Partido Comunista dos Trabalhadores de Espanha (PCTE)

O direito à autodeterminação, como caminho para unir os povos no respeito e na igualdade, torna-se impossível de conquistar na Espanha capitalista. … É necessário escolher um caminho independente, o caminho da unidade de todos os trabalhadores, independentemente de qualquer sentimento de pertença nacional, para derrotar o capitalismo e construir uma pátria comum do trabalho sobre as ruínas da sociedade capitalista, com base no princípio da união voluntária dos nossos povos.

 

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Ney Nunes *

É justamente com essa “incapacidade de lembrar” que nos deparamos em alguns artigos e pronunciamentos recentes sobre os governos Lula e Dilma. Os autores, com seus esquecimentos seletivos, dão a entender que nesse período estávamos vivendo num quase paraíso, onde liberdade, justiça social e prosperidade imperavam. […] Não falam da repressão aos movimentos grevistas, dos assassinatos de lideranças rurais e da violência das operações policiais nas áreas mais pobres das grandes cidades.

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

O 70.º aniversário do pacto germano-soviético deu origem a uma nova campanha revisionista, reescrevendo a história para atacar o comunismo. Sem originalidade, esta campanha recicla hoje os mesmos argumentos tão esgotados quanto errados. Bruno Guigue, numa tribuna, retoma o principal eixo desta campanha anticomunista, o mito dos gémeos totalitários, que não visa senão desculpar o fascismo para melhor acusar o comunismo, amalgamando Stáline e Hitler, Alemanha nazi e União Soviética, com o pretexto do pacto germano-soviético. Um pacto que nada tem a ver com qualquer forma de proximidade, mas é o “fruto amargo dos acordos de Munique”.

  • Ler nas edições Delga, O mito dos gémeos totalitários – Michael Parenti

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

José Goulão

E se, por uma hipótese absurda, algum jovem ou alguma jovem assumir um papel semelhante ao de Greta Thurnberg, mas em defesa da eliminação total das armas nucleares, certamente não lhe será facultado o púlpito dos oradores nas Nações Unidas e não será transformado em ícone pela comunicação mainstream. Pelo contrário, não tardaria a ter à perna a comunidade global de espionagem e certamente seria tratado como reles agente russo ou chinês.

04 de outubro de 2019

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Luís Fernandes [1] *

Parte do pensamento burguês já identificou que a radicalização da acumulação predominantemente financeira e os atuais rumos geopolíticos dos EUA agravarão o cenário de crise e potencializarão a base material para a ascensão da ultradireita.

 

 

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)


Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.