Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Carta Aberta ao Presidente dos EUA, Donald Trump – SARS-US, MERS-US, COVID-US

Larry Romanoff *

…por que razão os EUA têm cerca de 400 laboratórios militares de armas biológicas espalhados em países (principalmente pobres e atrasados) em todo o mundo, incluindo novos laboratórios na Geórgia, Ucrânia, Moldávia, Arménia, Azerbaijão, Uzbequistão e Cazaquistão. Por que não os construíram no vosso território?

 



Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temáticas:

Ángeles Maestro

O capital apela sempre a um pacto social quando as coisas não estão lhe estão a correr bem. Esquece rapidamente o seu liberalismo e apela à solidariedade, ao consenso e ao Estado. ... Os Pactos da Moncloa foram o seu maior negócio (se não contarmos o golpe fascista de 1936). ... Como em qualquer grande pacto social, para o capital o benefício é duplo: consegue impor os seus objetivos e o inimigo de classe autodestrói-se. E o PSOE, representante privilegiado da grande burguesia e perpetrador das agressões mais sérias contra a classe trabalhadora desde a Transição, agora está a correr para cumprir o seu papel.

 

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Louis Proyect*

Apesar da rejeição de Bernie Sanders de Cuba, como estado policial, há o que poderíamos chamar socialista, em oposição às virtudes bárbaras. Dada a sua generosa assistência médica à Itália e a outros Estados que enfrentam calamidades, Cuba mostra que um outro mundo é possível.

 

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temáticas:

Partidos Comunistas e Operários

Apesar da propaganda sobre a “unidade”, os governos ao serviço do grande capital concentram as suas medidas financeiras no apoio aos grupos monopolistas e, mais uma vez, procuram lançar o fardo da crise sobre os trabalhadores e as outras camadas populares. Os trabalhadores e os povos não podem e não devem voltar a pagar! 

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Felisbela Lopes *

Hoje, a exportação de equipamento médico integra-se, por vezes, num complexo jogo geopolítico multilateral pouco transparente. Muitas vezes, é preciso adiantar pagamentos sem conhecer fabricantes, sem ter acesso a certificados de garantia e sem mesmo saber se esses produtores existem... Em Israel, o Ministério da Defesa trabalha em parceria com o Ministério da Saúde, acionando com frequência os serviços secretos para perceber certas movimentações comerciais. Também os EUA colocaram aviões da Força Aérea para carregarem material em solo asiático. Há, na verdade, várias guerras no terreno.

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temáticas:

Rob Urie*

Mas consideremos isto no contexto dos resgates atuais. Donald Trump, o Congresso e a Reserva Federal desejam a existência de biliões de dólares e decidem a que é que se destinam. Os já ricos e conectados – especuladores financeiros, executivos de empresas e outros oligarcas –, conseguem a maior parte. Isso dá-lhes o poder de comprar as coisas que os trabalhadores produzem. Os trabalhadores recebem o suficiente para não morrer de fome por um par de semanas e depois voltam ao trabalho e morrem na pandemia. E aqui está a piada: sempre foi assim. Pobreza e miséria são escolhas políticas.

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Federação Sindical Mundial (FSM)

28 mar 2020

Sabemos que, face ao surto da pandemia, onde os trabalhadores mundiais estão na linha da frente do perigo e os seus direitos laborais são brutalmente violados, os trabalhadores palestinos têm de lidar com a repressão da ocupação e os ataques de Israel, bem como com o racista e desumano comportamento dos patrões israelitas nos locais de trabalho.

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Partido Comunista da Grécia (KKE) – Nota da Comissão Política do Comité Central

A verdade é que o verdadeiro perigo decorre das trágicas falhas do sistema de saúde, que eram conhecidas antes do surto do novo coronavírus. Estas deficiências não ocorreram acidentalmente, não são objetivas. São o resultado da política antipopular prosseguida por todos os governos, com base nas orientações da UE para a comercialização e privatização da Saúde, para apoiar a maximização do lucro dos grupos empresariais e salvaguardar as mais-valias

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temáticas:

Angel Guerra Cabrera *

A seleção pelas autoridades sanitárias chinesas do interferão cubano alfa 2B (IFRrec), entre outros 30 medicamentos, para combater o novo coronavírus Covid-19, não deveria surpreender.

De facto, existe no gigante asiático uma empresa mista sino-cubana, na província de Jilin, que, com tecnologia cubana, produz o fármaco desde 2007, que tem sido utilizado com bons resultados pelo sistema de saúde chinês para combater doenças virais, especialmente as hepatite B e C.

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temáticas:

Adrien Delaplace, para www.initiative-communiste.fr

Dez anos depois, o transporte de mercadorias é aberto à concorrência, tendo em França o efeito exatamente contrário ao que os “liberais” chamados pró-ferroviários prometeram: o declínio do transporte de mercadorias por comboio a favor da rodovia, que se acelerou.

…os muito raros e tímidos investimentos a favor do transporte ferroviário (obtidos pela luta...), quando existem, terão prioridade quando postos ao serviço dos dividendos dos acionistas, graças ao dinheiro público...

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temáticas:


Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.