Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Partido Comunista da Grécia (KKE)

Uma política progressista é o que serve a justa causa da classe operária, a luta de classes. Porque esta é a força motriz do desenvolvimento social, a luta pelo derrubamento do poder capitalista como pré-condição para a saída da UE, com o povo a segurar as rédeas do poder.

 

Sem Título (9).jpg

O comunicado de imprensa da delegação do KKE no Parlamento Europeu acerca da provocatória declaração conjunta dos Social-democratas, Verdes, GUE/NGL sobre o Prémio Nobel da Paz para Tsipras-Zaev refere o seguinte:

«A declaração conjunta dos dirigentes dos social-democratas, Verdes e do chamado Grupo de Esquerda (GUE/NGL) no Parlamento Europeu – Udo Bullmann, Ska Keller e Gabi Zimmer –, através do qual propõem Tsipras e Zaev para o Prémio Nobel da Paz, porque impulsionaram o Acordo de Prespes [2] UE-NATO é uma enorme provocação contra o povo.

Em todo caso, no passado, este prémio foi dado pelos  seus serviços na promoção dos planos imperialistas aos Presidentes e Secretários de Estado dos EUA, como Kissinger e Obama, que impulsionaram todo o  tipo de intervenções imperialistas, bombardeamentos e golpes de Estado. O prémio também foi concedido a Walesa e Gorbachev, conhecidos pelo seu papel sujo nas contrarrevoluções.

A líder do GUE/NGL, Zimmer (quadro do partido alemão “Die Linke”), em cooperação com os grupos políticos dos “Socialistas e Democratas” e “Verdes”, chegou mesmo a qualificar este acordo antipopular como uma “conquista histórica”, que coloca FYROM [3] no campo da UE e da NATO, ao mesmo tempo que introduz as perigosas sementes do irredentismo [4].

Mas, por mais que as forças da velha e da nova social-democracia tentem colocar o halo de "paz e progresso" na NATO, nos EUA, na UE, os seus esforços são em vão ... porque os seus crimes de longa data, o massacre dos povos, as tiranias, as guerras, as suas abertas intervenções imperialistas na defesa dos interesses dos monopólios estão indelevelmente gravadas na memória e na consciência do povo.

Quanto à posição do GUE/NGL, não nos surpreende. É apologista da UE e leva a cabo o trabalho de embelezamento desta organização. Apoia os seus governos antipopulares, como o do SYRIZA dos memorandos e o branqueamento do imperialismo dos EUA na Grécia e os governos de Espanha e de Portugal, legitimando a exploração capitalista.

Os povos têm muita experiência e podem rejeitar o falso dilema entre o progresso e a extrema-direita, que é outra reacionária ferramenta do sistema.

Uma política progressista é o que serve a justa causa da classe operária, a luta de classes. Porque esta é a força motriz do desenvolvimento social, a luta pelo derrubamento do poder capitalista como pré-condição para a saída da UE, com o povo a segurar as rédeas do poder.

O verdadeiro dilema nas próximas eleições europeias, do ponto de vista do povo e dos seus interesses é o seguinte: continuaremos pelo mesmo caminho, que demonstradamente traz novos problemas e tormentos ou vamos contra-atacar de forma massiva e combativa, em todo o lado, para que este podre sistema de exploração seja derrubado?»

31.01.2019

 

Notas

[1] GUE/NGL: acrónimo, em inglês, de Grupo Unitário Europeu/Esquerda Verde Nórdica – grupo do Parlamento Europeu onde estão inseridos os 3 deputados europeus do PCP e 1 do BE. – NT  

[2]  O Acordo de Prespes ou Acordo de Prespa , do nome de um lago situado perto de Psarades, a cidade grega em que foi  concluído, é um acordo internacional assinado pelos chefes da diplomacia da República da Macedónia e da Grécia, em 17 de junho de 2018. A região da Macedónia acolhe, sob um mesmo nome, um território grego e um país, a Macedónia, antiga República da Federação Jugoslava que, com o desmantelamento desta, se tornou independente. Com este acordo estabeleceu-se que a “Antiga República Jugoslava da Macedónia” aceitaria uma mudança da designação para "República da Macedónia do Norte". – NT    

[3] FYROM: acrónimo, em inglês, de Antiga República Jugoslava da Macedónia. – NE

[4] Irredentismo: doutrina seguida em vários países que aspira a abranger regiões de outros Estados com quem têm afinidades de língua, costumes e raça, https://dicionario.priberam.org/irredentismo -  [consultado em 04-02-2019] – NT

 

Fonte: https://inter.kke.gr/en/articles/In-relation-to-the-provocative-joint-statement-of-the-Social-democrats-Greens-GUE-NGL-concerning-the-Nobel-Peace-Prize-for-Tsipras-Zaev/, publicado em 2019/01/31, acedido em 2019/02/02.

 

Tradução do inglês de PAT

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temáticas:



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.