Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Michael Roberts -14/09/21

Esses ziguezagues são inúteis e ineficazes. Eles acontecem porque a liderança da China não presta contas aos trabalhadores; não existem órgãos da democracia operária. Não há planejamento democrático. Apenas os 100 milhões de membros do PC  têm uma palavra a dizer no futuro econômico da China, e isso é realmente apenas no topo da pirâmide. A outra razão para os ziguezagues é que a China está cercada pelo imperialismo e seus aliados econômica e militarmente. O capitalismo continua sendo o modo de produção dominante fora da China, senão dentro. A "prosperidade comum" não pode ser alcançada de forma adequada enquanto as forças do capital permanecerem dentro e fora da China.

 

Sem Título1.jpg

Gigante  do  mercado imobiliário chinês balança.

Em maio, o governo chinês estabeleceu uma zona especial para implementar a "prosperidade comum" na província de Zhejiang, onde também estão localizadas as sedes de várias grandes empresas de Internet, incluindo a Alibaba. E no mês passado, o presidente chinês Xi Jinping anunciou planos para espalhar "prosperidade comum", anunciando uma dura  repressão às elites ricas , incluindo  o crescente grupo de bilionários de tecnologia da China. Em sua reunião de agosto, o Comitê Econômico e Financeiro Central, presidido por Xi, confirmou que a "prosperidade comum" era "um requisito essencial do socialismo" e deveria ser acompanhada de um crescimento de alta qualidade. 

Nas últimas duas semanas, a administração tributária prometeu reprimir os sonegadores e multou Zheng Shuang, uma das atrizes mais populares do país, em US $ 46 milhões por sonegação de impostos. A Suprema Corte proibiu a semana de trabalho de 72 horas, comum em muitas empresas do setor privado. E o Ministério da Habitação disse na terça-feira que limitará os aumentos anuais dos aluguéis residenciais em 5 por cento. E uma nova camada de funcionários foi presa por corrupção.

Além disso, o governo está se movendo para restringir as empresas nacionais de listar nas bolsas de valores dos EUA, uma medida que ameaça restringir o crescimento de empresas de tecnologia que passaram a simbolizar as taxas recordes de crescimento econômico da China e o surgimento de líderes de empresas ricas. Os anos de especulação desenfreada por empresas privadas multibilionárias em parceria com algumas autoridades locais e nacionais para fazer o que quiserem, incluindo a usurpação do controle estatal do sistema bancário de varejo, acabaram.  

Bilionários em geral, e os mega-ricos beneficiários da indústria de tecnologia em particular, agora lutam para apaziguar o partido com doações de caridade e mensagens de apoio. O site de comércio eletrônico listado na Nasdaq, Pinduoduo, prometeu no início deste ano doar seus ganhos do segundo trimestre e todos os ganhos futuros para ajudar o desenvolvimento agrícola da China até que as doações atinjam pelo menos US $ 10 bilhões de yuans (US $ 1,5 bilhão). A mudança fez com que suas ações subissem 22%. A Tencent, listada em Hong Kong, lendo os mesmos sinais de Pequim, reservou 50 bilhões de yuans para programas de bem-estar que apoiam comunidades de baixa renda, elevando os compromissos filantrópicos deste ano para um total de 15 bilhões de dólares.

O anúncio dos planos de "prosperidade comum" foi precedido pela prisão do secretário-geral do Partido Comunista de Hangzhou (capital de Zhejiang), Zhou Jiangyong, por funcionários anticorrupção. Há rumores de que seus parentes enriqueceram investindo em ações locais da Internet.

A repressão aos gigantes da tecnologia e as tentativas de bilionários de ganhar o controle dos setores bancários e de varejo [retalho (NE)] da China também destruíram rapidamente as esperanças dos investidores estrangeiros. Os preços explosivos das ações do setor de tecnologia chinês se inverteram.

Sem Título11.jpg

O objetivo declarado da "prosperidade comum" é "regular rendas excessivamente altas" para garantir "prosperidade comum para todos". E é sabido que a China tem um nível muito alto de desigualdade de renda. Seu índice gini de desigualdade de renda é alto para os padrões mundiais, embora tenha diminuído nos últimos anos.

China: índice de desigualdade de renda de gini (quanto maior o índice, maior a desigualdade)

Sem Título.jpg

Fonte: Banco Mundial.

A medida gini de desigualdade é usada para medir a desigualdade geral de renda e riqueza. Na riqueza, os valores de gini são muito mais altos do que os valores correspondentes para a desigualdade de renda ou qualquer outro indicador padrão de bem-estar. A desigualdade de riqueza da China é menor do que no Brasil, Rússia ou Índia, mas ainda maior do que no Japão ou Itália.

Sem Título1111.jpg

Relatório de riqueza do Credit Suisse 2021

Em minha opinião, há duas razões pelas quais Xi e a maioria na liderança do Partido Comunista Chinês lançaram agora o projeto de "prosperidade comum". O primeiro é a experiência da pandemia COVID. Como nas principais economias capitalistas, a pandemia revelou à população chinesa a existência de enormes desigualdades, não só na renda, mas também no aumento da riqueza dos bilionários, que colheram enormes benefícios durante a COVID  enquanto a maioria dos chineses, especialmente grupos de renda média sofreram bloqueios e fechamentos, perda de renda e aumento do custo de vida.  A parcela da riqueza pessoal dos bilionários da China dobrou de 7% em 2019 para 15% do PIB atual.

Sem Título111.jpg

Se isso continuasse, começaria a abrir brechas no PC e no apoio do partido entre a população. Xi quer evitar outro protesto na Praça Tiananmen, como o de 1989, como resultado do enorme aumento da desigualdade e da inflação sob as reformas do "mercado social" de Deng. Como disse Xi  em um longo discurso em julho aos membros do partido : “ Alcançar a prosperidade comum é mais do que uma meta econômica. É uma questão política importante que afeta as bases da governança do nosso Partido. Não podemos permitir que o fosso entre ricos e pobres continue a aumentar, para que os pobres continuem a ficar mais pobres enquanto os ricos continuam a ficar mais ricos. Não podemos permitir que a lacuna de riqueza se torne um abismo intransponível.É claro que a prosperidade comum deve ser realizada de maneira gradual, considerando plenamente o que é necessário e o que é possível e obedecendo às leis que regem o desenvolvimento social e econômico. Ao mesmo tempo, porém, não podemos nos dar ao luxo de sentar e esperar.  Devemos ser proativos na redução das diferenças entre regiões, entre áreas urbanas e rurais, e entre ricos e pobres. Devemos promover o progresso social integral e o desenvolvimento pessoal integral, e defender a equidade e a justiça sociais, para que nosso povo desfrute dos frutos do desenvolvimento de maneira mais justa. Devemos garantir que as pessoas tenham um senso mais forte de realização, felicidade e segurança e que  sintam que a prosperidade comum não é um slogan vazio, mas um fato concreto que eles podem ver e sentir por si mesmos . (os sublinhados são meus).

Como Xi perceptivelmente admitiu em seu discurso sobre o fim da União Soviética: “ A União Soviética foi o primeiro país socialista do mundo e já teve um sucesso espetacular. No final, entretanto, ele ruiu,  principalmente porque o Partido Comunista da União Soviética se separou do povo e se tornou um grupo de burocratas privilegiados preocupados apenas em proteger seus próprios interesses  ( grifo meu ). Mesmo em um país modernizado, se um partido governante virar as costas para o povo, vai colocar em risco os frutos da modernização."

A outra razão para a iniciativa política de Xi é que, apesar da rápida recuperação da economia chinesa da recessão pandêmica global, a COVID não foi erradicada na China ou em qualquer outro lugar e isso levou a uma desaceleração do crescimento. Em agosto, a produção industrial se reverteu, caindo para a menor baixa em 18 meses, enquanto a principal pesquisa do setor de serviços mostra que o setor levou um golpe ainda maior e se contraiu pela primeira vez desde março último.

Indicador Markit de Atividade de Negócios (Composto) para a China - Agora Abaixo de 50 (Contração)

Sem Título11111.jpg

Rana Mitter, historiadora e diretora do University of Oxford China Center, comentou:  “Os funcionários do partido temem que os gigantes da tecnologia e as pessoas que os comandam estejam fora de controle e devam ser controlados. E então devemos adicionar a determinação de Xi de ser nomeado no próximo ano para um terceiro mandato agora permitido pelas mudanças na constituição."  Os capitalistas da China imaginaram que poderiam agir da mesma forma que os das economias do G7, investindo em propriedades, tecnologia financeira e meios de consumo e contraindo dívidas enormes para isso. Mas a COVID forçou o governo a tentar conter o aumento da dívida imobiliária e corporativa. Isso levou à falência de várias empresas imobiliárias e empresas de "banco paralelo". A gigante imobiliária Evergrande está lutando para saldar US $ 300 bilhões em dívidas e agora deve ir à falência, a menos que o estado a livre dos apuros. Evergrande afirma empregar 200.000 pessoas e indiretamente gera 3,8 milhões de empregos na China.

O governo teve que agir para conter a expansão desenfreada de investimentos improdutivos e especulativos. O último Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Popular da China (banco central) afirma que entre 2017-2019,  "o índice de alavancagem macro geral estabilizou em cerca de 250%, o que ganhou espaço para aumentar os ajustes anticíclicos em resposta aos epidemia ". Em outras palavras, o governo poderia fornecer ao fundo o apoio necessário para superar a depressão do COVID. Mas o BPC admite que “Sob o impacto da epidemia em 2020, a taxa de crescimento nominal do PIB diminuirá, a cobertura macroeconômica aumentará e o índice de alavancagem macro aumentará gradativamente. Espera-se que retorne gradualmente a uma tendência basicamente estável.”  Portanto, a dívida aumentará conforme a China entrar em 2022.

O relatório do BPC afirma que tem sob controle todas as operações bancárias paralelas e outras operações financeiras de risco:  “a ordem financeira foi totalmente limpa e retificada. As instituições de crédito online P2P em operação cessaram suas operações, arrecadação ilegal de fundos, jogos de azar transfronteiriços e bancos clandestinos e outras atividades financeiras ilegais foram efetivamente contidos, fundos de capital privado, locais de negociação de ativos financeiros e outras resoluções de risco fizeram progresso e foi reforçada a supervisão de grandes empresas de tecnologia financeira."

Porém, o informe também revela que existe uma ala de líderes do PC que realmente quer seguir adiante coma abertura do sistema financeiro chinês controlado pelo Estado ao capital (incluindo o capital estrangeiro), e estas opiniões são sólidas entre os banqueiros com educação ocidental no país. O relatório do BPC diz que deseja  “continuar a aprofundar a reforma e a abertura, promover ainda mais a reforma orientada para o mercado das taxas de juros e taxas de câmbio, avançar constantemente na reforma do mercado de capitais e promover o desenvolvimento dos títulos de mercado de alta qualidade. Com a premissa de prevenção eficaz de riscos, continuando a expandir a abertura financeira de alto nível." Aparentemente, os funcionários do BPC estimam que um relaxamento ainda maior das regulamentações financeiras reduzirá o risco. 

Por outro lado, Xi e seus apoiadores querem controlar as palhaçadas do "oriente selvagem" dos setores financeiros em Xangai e Shenhzen. Xi agora está propondo o estabelecimento de uma nova bolsa de valores em Pequim para atrair as empresas nacionais a abrirem o capital no país em vez de no exterior. Isso faz parte da estratégia para reduzir a dependência do investimento estrangeiro.

De acordo com 'especialistas' em China no Ocidente, esta repressão às finanças privadas, propriedade e tecnologia é suicídio para o crescimento da China. Esses especialistas acreditam que a China não pode sustentar seu milagre anterior de crescimento com base na propriedade, planejamento e investimento do Estado e, em vez disso, deve permitir que os mercados dominem a política econômica e o investimento. O Banco Mundial é líder na promoção dessa estratégia para a China há décadas. O então presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick,  disse em uma entrevista coletiva  em Pequim. "Como os líderes da China sabem, o atual modelo de crescimento do país é insustentável."A chamada armadilha do país de renda média prevê que as economias tendem a estagnar em um certo nível de desenvolvimento, uma vez que os salários aumentaram e o crescimento da produtividade se tornou mais difícil. No início de 2012, o Banco Mundial e o Centro de Pesquisa de Desenvolvimento, um grupo de especialistas do Conselho de Estado da China, divulgou um  relatório de 473 páginas detalhando as reformas que o país teria de empreender para evitar a "armadilha da renda média", subir na hierarquia das nações de alta renda: isto é, deixar as forças do mercado livres.  

O banqueiro de investimento George Magnus, um suposto especialista em China, há muito defende o velho truque de que “ em níveis de renda mais altos, as economias se tornam complexas demais para serem comandadas e administradas por indivíduos. Os sistemas são cada vez mais o que importa. Regras transparentes, previsíveis e justamente aplicadas permitem que as forças de mercado assumam a função de dirigir a atividade econômica, aumentando a eficiência e permitindo que a inovação floresça  . " Magnus, que dedicou um capítulo à armadilha da renda média em seu livro Red Flags de 2018  : Por que a China de Xi está em perigo , argumenta que, ao buscar essas políticas e estratégias,"O governo chinês sufocará os incentivos e a inovação, tornando ainda mais difícil gerar o crescimento da produtividade de que todos os países de renda média alta precisam para evitar a armadilha da renda média ."

Abordei todos esses argumentos em posts anteriores, então não irei entrar em detalhes novamente. Mas a realidade é que a China já está prestes a atingir o status de alta renda, conforme definido pelo Banco Mundial. De acordo com o limite atual do Banco Mundial e as previsões do Fundo Monetário Internacional, o país deve atingir essa meta antes de 2025. Na verdade, como  escreveu Arthur Kroeber, chefe de pesquisa da Gavekal Dragonomics na China: “A China está vacilando? Em uma palavra, não. A economia da China está em boa forma e os legisladores estão aproveitando essa força para tratar de questões estruturais como alavancagem financeira, regulamentação da Internet e seu desejo de fazer da tecnologia o principal impulsionador do investimento." Kroeber concorda com minha opinião:  “Em uma base média de dois anos, a China está crescendo cerca de 5%, enquanto os Estados Unidos estão bem abaixo de 1%. Até o final de 2021, os EUA devem recuperar sua tendência pré-pandêmica de 2,5% de crescimento anual. Nos próximos anos, a China provavelmente continuará a crescer quase duas vezes a taxa dos Estados Unidos. "

De acordo com um relatório recente do Goldman Sachs, a economia digital da China já é grande, respondendo por quase 40% do PIB, e crescendo rapidamente, contribuindo com mais de 60% do crescimento do PIB nos últimos anos. " E há um amplo espaço para a China digitalizar ainda mais seus setores tradicionais."    A participação da economia digital no PIB aumentou de 2,1% no primeiro trimestre de 2011 para 3,8% no primeiro trimestre de 2021. Embora a China ainda fique atrás dos Estados Unidos, Europa, Japão e Coreia do Sul em sua participação na economia digital no PIB, a diferença vem diminuindo ao longo do tempo. Não é de admirar que os Estados Unidos e outras potências capitalistas estejam intensificando seus esforços para conter a expansão tecnológica da China.

Em relatório, o Fed de Nova York admite que, se a China mantiver esse ritmo de expansão,  "está a caminho do status de alta renda ... Afinal, o crescimento da renda per capita foi em média de 6,2% nos EUA. anos, o que significa que dobra aproximadamente a cada onze anos, e a renda per capita já está perto de 30 por cento do nível dos EUA. "  Mas o Fed de Nova York argumenta que não será capaz de fazer isso porque a força de trabalho está diminuindo e não será um aumento suficiente na produtividade do trabalho para compensar. Eu questionei esse prognóstico em uma nota anterior.

O motivo pelo qual o Fed de Nova York, assim como muitos keynesianos e outros críticos do "milagre" chinês, são tão céticos é que  estão partindo de um modelo de crescimento econômico diferente . Eles estão convencidos de que a China só pode ser "bem-sucedida" (como as economias do G7!) se sua economia depender de investimentos lucrativos de empresas privadas em um "mercado livre". E, no entanto, a evidência dos últimos 40, e até 70 anos, é que um modelo de planejamento econômico liderado pelo Estado como a China tem sido muito mais bem-sucedido do que seus pares de "economia de mercado" como Índia, Brasil ou Rússia.

Como disse Xi em seu discurso:  “A China é hoje a segunda maior economia do mundo, a maior nação industrializada, a maior negociadora de bens e a maior detentora de reservas em moeda estrangeira. O PIB da China ultrapassou RMB 100 trilhões de yuans e está em mais de US $ 10.000 em termos per capita. Os residentes urbanos permanentes representam mais de 60% da população, e o grupo de renda média cresceu para mais de 400 milhões. Particularmente notáveis ​​são nossas conquistas históricas de construir uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos e eliminar a pobreza absoluta, um problema que tem atormentado nossa nação por milhares de anos. "

Pelo contrário, as lições do colapso financeiro global e da Grande Recessão de 2009, a depressão prolongada que se seguiu até 2019 e o impacto econômico da recessão pandêmica são que a introdução de mais produção capitalista com fins lucrativos não sustentará o crescimento econômico e certamente não gerará "prosperidade comum". 

Na verdade, é o setor capitalista da China que está em apuros e ameaça a prosperidade futura da China. O setor capitalista da China está sofrendo (como nas principais economias capitalistas). A lucratividade caiu, reduzindo a capacidade ou disposição dos capitalistas chineses de investir produtivamente. É por isso que a especulação com investimentos improdutivos também "saiu do controle" na China. Longe da necessidade de reduzir o papel do Estado, o crescimento futuro da China por meio do aumento da produtividade do trabalho, à medida que a força de trabalho total diminui de tamanho, dependerá do  investimento do Estado em tecnologia, mão de obra qualificada e "prosperidade comum".

Sem Título111111.jpg

Fonte: Penn World Tables 10.1 série IRR

A repressão de Xi aos bilionários e seu apelo para reduzir a desigualdade é outra virada na direção política em zigue-zague da elite burocrática chinesa: dos primeiros anos de rígido planejamento estatal às reformas de "mercado" de Deng na década de 1980; desde a privatização de algumas empresas estatais na década de 1990; o retorno a um controle estatal mais firme das "altas esferas" da economia após a recessão global de 2009; o relaxamento do crédito especulativo depois disso; e agora uma nova ofensiva contra o setor capitalista para alcançar a "prosperidade comum".

Esses ziguezagues são inúteis e ineficazes. Eles acontecem porque a liderança da China não presta contas aos trabalhadores; não existem órgãos da democracia operária. Não há planejamento democrático. Apenas os 100 milhões de membros do PC  têm uma palavra a dizer no futuro econômico da China, e isso é realmente apenas no topo da pirâmide. A outra razão para os ziguezagues é que a China está cercada pelo imperialismo e seus aliados econômica e militarmente. O capitalismo continua sendo o modo de produção dominante fora da China, senão dentro. A "prosperidade comum" não pode ser alcançada de forma adequada enquanto as forças do capital permanecerem dentro e fora da China.

Fonte: https://pagina1917.blogspot.com/2021/09/china-e-prosperidade-comum.html#more, publicado e acedido em 23.09.2021

 (manteve-se a variante do português do Brasil)

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.