Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Partido Comunista Sudanês
Declaração do Comité Central sobre os últimos desenvolvimentos no Sudão *
O que está a acontecer agora é uma continuação da luta pelo poder e pela riqueza do país, incentivada por algumas potências estrangeiras, que está a ser realizada por grupos armados subservientes a essas potências estrangeiras. Estes confrontos sangrentos e a sua continuação é aquilo para que o nosso Partido tem vindo a alertar, e eles estão a espalhar a confusão e o medo entre os cidadãos.
O intenso e violento confronto militar entre os generais do Comité de Segurança e as suas forças está a expor as massas do nosso povo ao perigo e à imprudência das ambições das forças contrarrevolucionárias e a mais derramamento de sangue.
Este confronto é resultado do desvio das forças militares e civis que assumiram a liderança e o domínio do país desde o início da revolução, em abril de 2019.
As vítimas da violência contínua e da contra-violência são as pessoas que têm lutado pela continuação da Revolução e pela obtenção do pleno poder civil democrático. O caminho de volta à vida normal começa com um cessar-fogo imediato e abrangente, a saída de exércitos e milícias das cidades e aldeias, e mantê-los longe das concentrações de cidadãos em cidades e áreas rurais.
O que está a acontecer agora é uma continuação da luta pelo poder e pela riqueza do país, incentivada por algumas potências estrangeiras, que está a ser realizada por grupos armados subservientes a essas potências estrangeiras. Estes confrontos sangrentos e a sua continuação é aquilo para que o nosso Partido tem vindo a alertar, e eles estão a espalhar a confusão e o medo entre os cidadãos.
Neste contexto, o Partido Comunista considera necessário acelerar a dissolução de todas as milícias, a recolha das armas distribuídas nas cidades e áreas rurais e a reconstrução de um exército nacional profissional unificado.
O Partido Comunista Sudanês pede unidade para exigir um cessar-fogo imediato, a saída de exércitos e milícias das cidades para salvar o país das sangrentas lutas internas entre os generais.
A unidade do nosso povo, de todas as forças patrióticas, das Forças para a Mudança Radical e dos Comités de Resistência de apoio aos objetivos da Revolução e ao restabelecimento da paz, da segurança e da estabilidade é uma tarefa urgente. É a única base para acabar com a crise atual, recuperar a Revolução e estabelecer o poder do povo.
Liberdade, paz, justiça e Estado civil é a escolha do povo
Neste contexto, o Partido Comunista apela ao nosso povo para que proteja os bairros e as áreas residenciais.
O Partido Comunista Sudanês apela também aos povos do mundo e às forças democráticas e comunistas para que levantem as bandeiras da solidariedade com a luta do povo sudanês e para que contenham as forças hostis à gloriosa Revolução de Dezembro.
Comité Central do Partido Comunista Sudanês
15 Abril 2023
_______________________________
* Emitido pela reunião do Comité Central do Partido realizada em 15 de abril de 2023.
Fonte: Solidnet | Sudanese CP, Statement of the Central Committee on the latest developments in Sudan, publicado e acedido em 17.04.2023
Fonte da foto: Metade da população do Sudão do Sul sofre de desnutrição | Exame
Sobre a evolução da situação no Sudão
Declaração do Gabinete de Imprensa do CC do KKE
O KKE expressa a sua total solidariedade com a classe operária, o povo do Sudão e o PC sudanês que estão a viver outro conflito armado intra-burguês, no qual potências estrangeiras estão envolvidas, causando um novo derramamento de sangue.
O conflito entre as potências burguesas, locais e estrangeiras, relaciona-se com a divisão da considerável riqueza mineral do Sudão, bem como com a sua posição geopolítica.
Os desenvolvimentos sangrentos no Sudão fazem parte do conflito mais vasto na região do Sahel, onde estão envolvidos tanto os interesses monopolistas euro-atlânticos como os da China e da Rússia. O nosso país também está envolvido no confronto em toda a região, com o envio da equipa de artilharia Patriot na Arábia Saudita e com o "Acordo de Parceria Estratégica para Cooperação em Defesa e Segurança" entre a Grécia e a França, que prevê a assistência militar da Grécia ao lado dos planos imperialistas da França e da UE na África.
O KKE está solidário com a luta do povo sudanês pela conquista dos seus direitos económicos, sociais e democráticos, e pela criação de condições para que se tornem senhores da sua própria terra.
Exorta o Governo grego a tomar todas as medidas necessárias para o regresso em segurança dos gregos que se encontram retidos no Sudão e desejam ser repatriados.
Exige a retirada da Grécia dos planos imperialistas, incluindo os relativos à zona do Sahel, e o regresso de todas as unidades militares gregas das missões imperialistas no estrangeiro.
Tradução de TAM
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.