Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Partido Comunista dos Povos de Espanha (PCPE) - Madrid

 

Nenhum avanço ou retrocesso é definitivo no capitalismo. Acumulámos valiosas experiências de luta, unificando em alguns casos diferentes conflitos, lutando como uma única classe, identificando o inimigo comum. Eles procuram dividir-nos entre madrilenos e catalães, cristãos, muçulmanos e ateus, pela nossa orientação sexual... – que nenhuma diferença consiga dividir a classe operária.

 

 

Começamos o novo ciclo político com a determinação de recuperar o espírito do No Pasarán, retomando as melhores tradições de luta da classe operária e do povo. O objetivo é o de conquistar um futuro melhor fazendo frente àqueles que nos impõem um presente de incerteza e miséria.

 

Os capitalistas saíram da crise e os seus benefícios aumentam, precisamente, graças ao aumento da nossa exploração. Os monopólios baseiam os seus lucros no agravamento das nossas condições de vida e de trabalho, criando as causas da próxima crise cíclica do capitalismo. O desemprego continua elevado, ao mesmo tempo que as contratações são temporárias. Os salários caíram até a um ponto em que trabalhar não garante condições de vida decentes. Na nossa região, a pobreza mata.

 

A classe operária da nossa região não permaneceu impassível, lutando em todas as empresas, setor a setor, e conseguindo algumas vitórias, como na Cuétara, Serviços de Terra da Ferrovia, na RENFE, ou na Zardoya-OTIS. Noutras empresas está em curso uma batalha, sustentada no tempo, de onde se destaca a luta na CocaCola Fuenlabrada pela recuperação da atividade industrial, mas também na Línea Madrid 010, no Centro de Receção La Rosa-Asispa, no Metro de Madrid ou no PSA-Peugot Villaverde.

 

Nenhum avanço ou retrocesso é definitivo no capitalismo. Acumulámos valiosas experiências de luta, unificando em alguns casos diferentes conflitos, lutando como uma única classe, identificando o inimigo comum. Eles procuram dividir-nos entre madrilenos e catalães, cristãos, muçulmanos e ateus, pela nossa orientação sexual... – que nenhuma diferença consiga dividir a classe operária. Devemos enfrentar as posições reacionárias e o fascismo, que tem presença institucional em alguns municípios de Madrid, ou tem o beneplácito mediático e jurídico-policial legal para com a Hogar Social Madrid [1].

 

Enfrentámos o Governo Regional do Partido Popular, mas também os governos municipais “de mudança”, quando se posicionaram com os patrões, demonstrando que o problema vai além de quem governa, pois todos são gestores dos interesses dos patrões.

 

Os serviços públicos estão longe de cobrir as nossas mais básicas necessidades. A qualidade na saúde, educação, limpeza viária, serviços culturais, de lazer e desportivos está apenas reservada aos que a podem pagar. Os despejos, a violência machista ou os acidentes laborais continuam a contar-se por muitos números, autênticos dramas que são muitas vezes acompanhados por lágrimas de crocodilo dos mesmos que, com as suas políticas, permitem que existam as condições para a sua continuação.

 

A repressão recai sobre aqueles que lutam no âmbito sindical ou no da luta popular, aplicando-se a Lei Mordaça com o objetivo de conter a mobilização dos trabalhadores e perseguir o direito à greve. O perigo de uma guerra em grande escala cresce, colocando-nos perante a necessidade de lutar pela paz a partir de cada local de trabalho e de cada bairro.

 

No centenário da revolução bolchevique, são muitos os desafios que os trabalhadores têm de enfrentar, é grande a tarefa que o Partido Comunista tem de prosseguir. Por isso camaradas é o momento de tomar partido. Sem organização não haverá luta e sem luta não haverá vitória. Precisamos de ser mais para podermos ser mais fortes e, para isso, tu és preciso.

 

Com o impulso de outubro, até a vitória, sempre.

 

Junta-te ao Partido Comunista.

 

PCPE Madrid

 

Notas

[1] Grupo espanhol de extrema direita. – [NT]

 

Fonte: publicado em 2017/10/03 , em http://www.partido-comunista.es/territorios/madrid/levantar-madrid-capital-lucha-conquistar-pais-la-clase-obrera/

 

Tradução do castelhano de MFO

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.