Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Federação Sindical Mundial (FSM)

O nosso dever é ensinar e ser ensinado pela história, para revelar, ainda hoje, o sujo papel da Fundação Friedrich Ebert. É isso que o interesse da classe operária mundial impõe.

15 Jan 2019

 

Sem Título (1).png

Num dia como o de hoje, em 15 de janeiro de 1919, na Alemanha, o Chanceler social-democrata alemão, Friedrich Ebert, assassinou duas grandes figuras da Revolução Alemã – Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht – porque lideraram, através da organização revolucionária “Liga Spartacus”, a heroica rebelião dos trabalhadores alemães contra o traidor da classe operária, o social-democrata Friedrich Ebert e a plutocracia alemã.

Rosa Luxemburgo foi assassinada e, depois, o seu corpo foi deitado ao rio, em Berlim. Karl Liebknecht foi executado com uma bala na cabeça.

A classe operária mundial, de 1919 até hoje, presta homenagem aos heroicos assassinados, que deram as suas vidas à Revolução alemã e condena o Chanceler Friedrich Ebert, que deu a ordem ao Ministro da Defesa, Gustav Noske, que não hesitou em executá-la.

Para a FSM e o movimento sindical de classe, Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht viverão para sempre. Da mesma forma, o reformista e assassino Chanceler Friedrich Ebert só merece o nosso desprezo, pois abriu o caminho a Hitler com as suas ações contrarrevolucionárias. No entanto, apesar de todos os esforços dos reformistas contemporâneos da Fundação Friedrich Ebert (FES), eles não podem apagar a sua desonra. Porque, hoje, os seus objetivos continuam a ser os mesmos: semear o reformismo entre os trabalhadores, corromper sindicalistas e promover a teoria social-democrata de resgate do capitalismo e da exploração.

O nosso dever é ensinar e ser ensinado pela história, para revelar, ainda hoje, o sujo papel da Fundação Friedrich Ebert. É isso que o interesse da classe operária mundial impõe.

 

O Secretariado

 

Fonte: http://www.wftucentral.org/100-years-since-the-day-on-which-the-assassin-friedrich-ebert-murdered-the-revolutionaries-rosa-luxemburg-and-karl-liebknecht/, publicado em 2019-01-15, acedido em 2019-01-16

 

Tradução do inglês de MFO

 

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.