Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Kemal Okuyan – Secretário-geral do Partido Comunista da Turquia (TKP)

Os trabalhadores da Grécia e da Turquia não estão separados por essas águas, mas pelas classes exploradoras dos dois países. São os gananciosos monopólios internacionais que tentam separar-nos. São as forças racistas e chauvinistas servas do capital que tentam separar-nos.

São o imperialismo e a NATO que tentam separar-nos. São os senhores da União Europeia que levam pessoas indefesas, cujas terras foram despedaçadas pela guerra e pela ocupação, para a morte nestas águas azuis que tentam separar-nos.

 

Sem Título.jpg

Observações de Kemal Okuyan, Secretário-geral do Partido Comunista da Turquia,

ao campo anti-imperialista da Juventude Comunista da Grécia.

11 de julho de 2021

Caros camaradas,

Voamos sobre as águas azuis do Mar Egeu para abraçar os nossos queridos amigos em luta e nossos camaradas. Essas águas azuis são para nós a ponte da amizade, a melodia da comunhão e as suas ondas fazem emergir a voz da liberdade.

Os trabalhadores da Grécia e da Turquia não estão separados por essas águas, mas pelas classes exploradoras dos dois países. São os gananciosos monopólios internacionais que tentam separar-nos. São as forças racistas e chauvinistas servas do capital que tentam separar-nos.

São o imperialismo e a NATO que tentam separar-nos. São os senhores da União Europeia que levam pessoas indefesas, cujas terras foram despedaçadas pela guerra e pela ocupação, para a morte nestas águas azuis que tentam separar-nos.

Enquanto se esforçam para nos separar e semear a discórdia entre os trabalhadores dos dois países, são os comunistas da Grécia e da Turquia que se unem e retiram forças de uns e de outros.

Aceitem as saudações de solidariedade de todos os militantes do Partido Comunista da Turquia aos membros e amigos do Partido Comunista da Grécia, aos jovens da Juventude Comunista da Grécia; Sei que, no final das contas, venceremos e derrotaremos o nosso inimigo comum.

Camaradas,

Este sistema irracional chamado capitalismo deixou a humanidade desamparada perante uma pandemia, neste último 1,5 ano. Além disso, os capitalistas usaram a pandemia para lançar um novo ataque à classe trabalhadora e às massas na pobreza. Tanto assim é que nós, comunistas, nem sequer temos de explicar a loucura do capitalismo e quão cruel e imoral é a classe burguesa. No entanto, a verdade nua e crua é essa e obriga-nos a fazer o que é necessário.

Denunciar o capitalismo é sempre um importante dever. Contudo, o próprio capitalismo está agora a expor abertamente a sua verdadeira natureza. Portanto, o principal dever de hoje não é explicar que o capitalismo é um mau sistema social, mas mostrar que o capitalismo pode ser desmantelado e a maneira como isto pode ser alcançado.

O que une KKE e o TKP não é apenas a proximidade geográfica. O KKE e o TKP estão unidos pela ideia de revolução, pela noção de que a revolução é uma opção atual e pela inabalável determinação de realçar que a revolução socialista é um dever que não pode ser adiado.

Camaradas,

Durante muitas décadas, os revisionistas e conformistas tentaram adiar a luta pelo socialismo, argumentando que “esta não é a hora”; precisamente agora, nós dizemos que o socialismo deve substituir o capitalismo, que perdeu toda a capacidade de persuasão e nada mais deu à humanidade além de pobreza, fome, desemprego e guerra.

O obstáculo nesta marcha não é as máquinas de guerra de alta tecnologia nem as ferramentas cada vez mais fortes de opressão, na forma de polícia, ou noutra forma. Em vez disso, o principal obstáculo na nossa marcha para o socialismo é o facto de eles continuarem a dizer ao povo que o socialismo é um projeto implausível e, infelizmente, milhões de pessoas ainda acreditam nesta mentira.

Devemos também enfrentar o facto de que houve comunistas que ajudaram a espalhar esta mentira no passado. A ideia de que a ditadura do capital pode ser reformada em vez de ser derrubada, ou de que a paz ou a democracia podem ser alcançadas sob o capitalismo é uma grande ilusão que foi adotada por alguns partidos comunistas, de tempos em tempos.

O Partido Comunista da Turquia está a mobilizar toda a sua energia e recursos para que a classe operária tome o poder político na Turquia. Esta luta é difícil e o sucesso não virá imediatamente. No entanto, avançamos com total dedicação, não adiando o objetivo de uma revolução socialista para um futuro indefinido; avançamos sem estipular “etapas” amorfas antes disso, e camaradas, tenham a certeza de que estamos a fazer progressos.

O TKP continua a fortalecer e alargar a sua presença organizativa e política, apesar da esquerda do institucionalismo, das falsas soluções, do populismo e de numerosas variantes da social-democracia. Estudamos bem a nossa lição e usamos meticulosamente o marxismo-leninismo da maneira mais eficaz e produtiva.

A distância percorrida pelo Partido Comunista da Grécia nessa direção é extremamente valiosa para nós. As nossas relações, que se aprofundaram nos últimos anos, constituem uma excelente oportunidade para os nossos povos perante a tempestade que se avizinha. Seremos pacientes, mas ágeis, com princípios, mas criativos, cuidadosos mas firmes e uniremos os nossos corações às nossas mentes.

E venceremos, seguramente. Nos dias de glória de nossa bandeira vermelha, a nossa juventude dançará Zeybek e Sirtaki, e estabeleceremos uma vida inteiramente nova.

Viva a Juventude Comunista da Grécia!

Viva o Partido Comunista da Turquia e o Partido Comunista da Grécia!

Viva o comunismo!

Fonte: https://mltoday.com/turkish-communist-leader-hails-communist-youth-of-greece/, colocado em 2021/07/22 e acedido em 2021/08/24

Tradução do inglês de MFO

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.