Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


teleSURtv.net

O movimento pretende chamar a atenção do Governo espanhol, da União Europeia e da Organização das Nações Unidas (ONU) para que intervenham de imediato, para se fazer a descolonização e pôr fim ao genocídio e à repressão dos saharauis por parte de Marrocos.

 

Sem Título.jpg

A marcha pretende dar visibilidade à luta do povo saharaui, denunciar a ocupação genocida marroquina

e o saque dos recursos naturais do povo saharaui. | Foto: @ManuPineda

Os integrantes do movimento recolheram assinaturas de apoio em todas as regiões do território espanhol.

Depois de percorrer mais de 440 quilómetros, vários grupos do movimento Marcha pela Liberdade do Povo Saharaui chegaram esta sexta-feira à Porta do Sol, em Madrid, Espanha, para se reencontrarem com companheiros que apoiam a causa.

Da Catalunha, do País Basco, da Cantábria e de Aragão chegaram os integrantes deste movimento que quer apoiar a luta dos saharauis e denunciar a repressão das Forças Armadas marroquinas.

Nesta quinta-feira, a Coluna Leste do movimento chegou a Rivas-Vaciamadrid e reuniram-se nesta sexta-feira, 18 de junho, em Madrid, com os demais membros agrupados em Colunas.

Na reunião, em Madrid, o movimento contou com o apoio de forças políticas espanholas como o Podemos e a Izquierda Unida, que manifestaram publicamente o seu apoio à causa.

No trânsito pelas localidades, puderam reunir-se com corporações municipais e delegações dos parlamentos regionais.

Durante a sua digressão, os membros da marcha recolheram milhares de assinaturas de apoio que entregaram esta sexta-feira ao Ministério das Relações Exteriores espanhol.

O movimento pretende chamar a atenção do Governo espanhol, da União Europeia e da Organização das Nações Unidas (ONU) para que intervenham de imediato, para se fazer a descolonização e pôr fim ao genocídio e à repressão dos saharauis por parte de Marrocos.

Após mais de quatro décadas em busca da paz, a violação marroquina do cessar-fogo de 13 de novembro de 2020 desencadeou uma guerra, na qual os habitantes do Saara Ocidental são continuamente atacados.

Este sábado, 19 de junho, três colunas percorrerão as ruas de Madrid para clamar por liberdade, justiça e fraternidade e a digressão terminará com a participação de vários artistas comprometidos com a causa saharaui.

Fonte: https://www.telesurtv.net/news/marcha-pueblo-saharaui-madrid-espana-20210618-0014.html?utm_source=planisys&utm_medium=NewsletterEspa%C3%B1ol&utm_campaign=NewsletterEspa%C3%B1ol&utm_content=12, publicado e acedido em 2021/06/18

Tradução do castelhano de PAT

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.