Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Partidos Comunistas e Operários

Apesar da propaganda sobre a “unidade”, os governos ao serviço do grande capital concentram as suas medidas financeiras no apoio aos grupos monopolistas e, mais uma vez, procuram lançar o fardo da crise sobre os trabalhadores e as outras camadas populares. Os trabalhadores e os povos não podem e não devem voltar a pagar! 

 

Sem Título (18).jpg

Os partidos comunistas e operários posicionam-se responsavelmente perante os seus povos. Aqui estamos! Estamos presentes na vanguarda da luta para tomar imediatamente todas as medidas necessárias à proteção da saúde e à salvaguarda dos direitos da classe operária e das camadas populares, em toda a parte!

Enviamos os nossos sinceros agradecimentos aos médicos, aos enfermeiros, aos trabalhadores dos hospitais e unidades de saúde que estão a travar esta batalha enfrentando grandes dificuldades.

Expressamos a nossa solidariedade aos afetados pela pandemia CoVID-19 e desejamos-lhes uma rápida recuperação da doença.

Saudamos os países que desenvolvem ações de solidariedade com os países mais afetados, com o envio de materiais de proteção e profissionais da saúde –, como a China, Cuba e Rússia –, ações que estão em claro contraste com a ausência da União Europeia.

A pandemia do CoVID-19 prova tragicamente as enormes lacunas dos sistemas de saúde em todos os países capitalistas, que eram conhecidas antes do surto do coronavírus. Essas lacunas não ocorreram acidentalmente; são o resultado da política antipopular seguida pelos governos ao serviço da grande capital, para comercializar e privatizar a saúde e aumentar os lucros dos grupos monopolistas. Essa política mina as grandes possibilidades científicas e tecnológicas hoje disponíveis para acudir a todas as necessidades de prevenção e cuidados de saúde dos povos.

A atual experiência revela a natureza antissocial e parasitária do capitalismo e sublinha a superioridade e atualidade do socialismo e da planificação científica centralizada, baseada nas necessidades populares, que permite assegurar cuidados de saúde primários e de prevenção, hospitais, equipas médicas e de enfermagem, medicamentos, laboratórios, exames médicos e tudo o mais necessário para acudir às necessidades permanentes, bem como às emergência de saúde do povo.

A pré-existente desaceleração na economia mundial está agora a ser aprofundada pela disseminação do coronavírus e o aumento do risco de uma nova crise no período posterior. Apesar da propaganda sobre a “unidade”, os governos ao serviço do grande capital concentram as suas medidas financeiras no apoio aos grupos monopolistas e, mais uma vez, procuram lançar o fardo da crise sobre os trabalhadores e as outras camadas populares. Os trabalhadores e os povos não podem e não devem voltar a pagar!

A “responsabilidade individual” não pode ser usada como pretexto para encobrir a responsabilidade do Estado e do governo. Hoje, tomar as necessárias medidas exige também a luta dos povos contra a política de apoio aos grupos monopolistas, que sacrifica a satisfação das necessidades e a saúde dos povos no altar do lucro capitalista.

Os Partidos Comunistas e Operários exigem que sejam tomadas,  imediatamente, todas as medidas necessárias, de forma a combater a epidemia, incluindo as seguintes:

  • Fortalecimento imediato dos sistemas de saúde pública com financiamento estatal, recrutamento de pessoal médico e de enfermagem, a tempo integral e com todos os direitos laborais. Satisfação de todas as necessidades das Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) e da infraestrutura necessária ao pleno funcionamento dos serviços públicos de saúde e investigação.
  • Entrega imediata de todos os meios necessários de proteção (máscaras, luvas, antissépticos, etc.) pelo Estado ao povo, de forma gratuita, e luta contra a especulação. Fornecimento de todas as medidas de proteção a todos os profissionais de saúde, que travam esta batalha nos hospitais, com sacrifícios e à sua própria custa.
  • Proteção dos rendimentos e dos direitos das camadas trabalhadoras e populares. Pôr cobro à impunidade do capital que, a pretexto da epidemia CoVID-19, procede a despedimentos em massa e tenta violar ainda mais os direitos salariais, o tempo de trabalho, as folgas e outros direitos laborais. Ação imediata para proteger os trabalhadores nos locais de trabalho.
  • Não a qualquer limitação dos direitos democráticos dos povos, sob o pretexto do coronavírus.
  • Fim de todas as sanções e medidas de exclusão económica, que, nesta situação, são ainda mais injustas e criminosas e que tornam ainda mais difícil a vida dos povos nos países visados. Tomada de todas as medidas necessárias para proteger a saúde e a vida dos povos.
  • Não às intervenções imperialistas e manobras militares, como as da NATO, exigindo que os recursos públicos, tais como o financiamento da saúde pública e dos sistemas de segurança social, sejam redirecionados para o apoio às necessidades dos povos.

Lista de Partidos da SolidNet

  1. Communist Party of Albania
  2. Communist Party of Argentina
  3. Communist Party of Armenia
  4. Communist Party of Australia
  5. Party of Labour of Austria
  6. Communist Party of Azerbaidjan
  7. Communist Party  of Bangladesh
  8. Communist Party of Belgium
  9. Brazilian Communist Party
  10. Communist Party of Britain
  11. New Communist Party of Britain
  12. Party of the Bulgarian Communists  
  13. Communist Party of Canada
  14. Communist Party of Chile
  15. Socialist Workers Party of Croatia
  16. Communist Party of Cuba
  17. AKEL, Cyprus
  18. Communist Party of Bohemia & Moravia
  19. Communist Party  of Denmark
  20. Communist Party  in Denmark
  21. Egyptian Communist Party
  22. Communist Party of El Salvador
  23. Communist Party of Finland
  24. Unified Communist Party of Georgia
  25. German Communist Party
  26. Communist Party of Greece
  27. Hungarian Workers Party
  28. Communist Party of India
  29. Communist Party of India (Marxist)
  30. Tudeh Party of Iran
  31. Workers Party of Ireland
  32. Communist Party of Ireland
  33. Communist Party of Israel
  34. Italian Communist Party
  35. Communist Party (Italy)
  36. Jordanian Communist Party
  37. Socialist Movement of Kazakhstan
  38. Workers Party of Korea
  39. Party of Communists of Kyrygyzstan
  40. Socialist Party of Latvia
  41. Socialist Party (Lithuania)
  42. Communist Party of Luxembourg
  43. Communist Party of Malta
  44. Communist Party of Mexico
  45. Popular Socialist Party - National Political Association, Mexico
  46. Nepal Communist Party
  47. Communist Party of Macedonia
  48. Communist Party of Norway
  49. New Communist Party of the Netherlands
  50. Communist Party of Pakistan
  51. Palestinian People’s Party
  52. Palestinian Communist Party
  53. Paraguayan Communist Party
  54. Peruan Communist Party
  55. Communist Party of Poland
  56. Portuguese Communist Party
  57. Philippines Communist Party [PKP 1930]
  58. Romanian Socialist Party
  59. Communist Party of the Russian Federation
  60. Russian Communist Workers Party
  61. Communist Party of the Soviet Union
  62. New Communist Party of Yugoslavia
  63. Communists of Serbia
  64. Communist Party of Slovakia
  65. South African Communist Party
  66. Communist Party of Spain
  67. Communist Party of the Workers of Spain
  68. Communists of Catalonia
  69. Communist Party of Swaziland
  70. Communist Party of Sri Lanka
  71. Communist Party of Sweden
  72. Sudanese Communist Party
  73. Syrian Communist Party
  74. Syrian Communist Party - Unified
  75. Communist Party of Turkey
  76. Communist Party of Ukraine
  77. Union of Communists of Ukraine
  78. Communist Party USA
  79. Communist Party of Venezuela

Outros partidos

  1. Union of Communists in Bulgaria
  2. Communist Revolutionary Party of France
  3. Pole of Communist Revival in France
  4. Communist Party of Puerto Rico
  5. Galizan People's Union
  6. Communist Party, Switzerland

 A declaração aceita mais inscrições

 

Fonte: http://www.solidnet.org/article/CP-of-Greece-Dozens-of-Communist-and-Workers-Parties-demand-immediate-measures-to-protect-the-health-and-rights-of-the-peoples/, publicado e acedido em 2020/03/30

Tradução do inglês de MFO

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.