Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Federação Sindical Mundial (FSM)

O lançamento das bombas atómicas visou intimidar os povos e enviar uma “mensagem” à URSS e ao movimento militante de todos os países, para colocar a marca da intimidação dos EUA na situação internacional, após a Segunda Guerra Mundial.

 

Sem Título (24).jpg

 

Em 6 de agosto de 2018, passaram setenta e três anos desde o crime de Hiroshima e, em 9 de agosto, de Nagasaki, perpetrados pelo imperialismo dos EUA, que, em 1945, privou da vida centenas de milhares de pessoas e milhares de outras nos anos seguintes, devido aos efeitos da radiação no território.

 

O lançamento das bombas atómicas visou intimidar os povos e enviar uma “mensagem” à URSS e ao movimento militante de todos os países, para colocar a marca da intimidação dos EUA na situação internacional, após a Segunda Guerra Mundial.

 

A posição dos EUA e seus aliados gera novos perigos para a vasta região e para a humanidade como um todo. Os EUA, a NATO e a União Europeia visam saquear os recursos naturais dos países do Terceiro Mundo, fortalecendo as suas esferas de influência e traçando novas fronteiras. Os perigos para a Paz Mundial são graves. Os antagonismos interimperialistas estão a ser constantemente exacerbados.

 

A FSM recusa o “direito” de os EUA decidirem quem pode e a quem não é permitido ter energia nuclear. Nunca ninguém autorizou os EUA a permitir que Israel, Paquistão, Turquia ou a Coreia do Sul possuam armas nucleares, enquanto adiantam mentiras e desculpas relativamente a outros.

 

A Federação Sindical (FSM), desde o primeiro ano da sua fundação, em 1945, teve uma posição clara e simples contra as armas nucleares. Em todos os seus congressos foram votadas decisões que requerem a abolição de todas as armas nucleares de todos os países.

 

O Secretariado

 

Fonte: Publicado em 2018/08/06, em http://www.wftucentral.org/wftu-statement-on-the-70-years-since-the-dropping-of-atomic-bombs/, acedido em 2018/08/07

 

Trdução do inglês de MFO

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.