Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Partido Comunista da Grécia (KKE)

A enorme quantidade de provas que surgiram durante a audiência não deixou dúvidas de que a organização criminosa neonazi “Aurora Dourada” é responsável pelo assassinato do músico antifascista Pavlos Fyssas, pelo ataque assassino aos pescadores egípcios, pelo ataque a comunistas e sindicalistas da PAME e por dezenas de outros ataques.

 

Sem Título.jpg

Em 7 de outubro de 2020, após cinco anos e meio, foi concluído o julgamento da organização criminosa fascista “Aurora Dourada”, que havia sido adiado sob a responsabilidade dos governos do SYRIZA e da Nova Democracia (ND).

A enorme quantidade de provas que surgiram durante a audiência não deixou dúvidas de que a organização criminosa neonazi “Aurora Dourada” é responsável pelo assassinato do músico antifascista Pavlos Fyssas, pelo ataque assassino aos pescadores egípcios, pelo ataque a comunistas e sindicalistas da PAME e por dezenas de outros ataques.

O tribunal caracterizou a “Aurora Dourada” como uma “organização criminosa” e condenou a sua liderança. Um total de 68 altos membros neonazis do partido foram acusados. As sentenças específicas devem ser anunciadas nos próximos dias.

Dezenas de milhares de trabalhadores e jovens reuniram-se em frente ao tribunal, na madrugada de quarta-feira, seguindo o apelo de sindicatos e associações de estudantes, exigindo uma exemplar punição aos criminosos nazis. Particularmente massiva e militante foi a presença das organizações da Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME). Idênticas manifestações de massas ocorreram e todas as grandes cidades da Grécia, observando as necessárias medidas contra a pandemia.

O Secretário-Geral do CC do KKE, Dimitris Koutsoumbas, esteve na manifestação e no anúncio da decisão judicial, na sala do tribunal, e proferiu a seguinte declaração:  

«O tribunal, guiado pela verdade e com uma infinidade de provas, condenou hoje os assassinos da Aurora Dourada. Esta condenação deve ser acompanhada de uma exemplar punição dos réus, nomeadamente com a imposição de penas máximas de prisão. O julgamento também revelou os “tentáculos” e ligações dos nazis, o que os torna ainda mais perigosos. Não pode haver complacências. O mais importante é que o povo liquide a raiz desse mal, derrubando o sistema que choca o “ovo da cobra”, isto é, o nazismo e o fascismo. É por isso que as palavras do poeta são muito atuais: “Tem de se entender profundamente o fascismo; não vai morrer sozinho, tem de ser esmagado”».

 

O KKE, que tem estado na vanguarda da luta popular para condenar a organização nazi e os seus crimes, saudou os milhares de manifestantes em todo o país, que se manifestaram com a reivindicação “nazis na prisão”. Denunciou, ao mesmo tempo, a perseguição do governo e da polícia para dispersar a massiva manifestação popular em Atenas, a pretexto das ações de um pequeno grupo provocador. Apesar daqueles distúrbios, como resultado da decisão do tribunal e da manifestação de massas, esse plano não deu em nada, à medida que a manifestação continuou e milhares de manifestantes marcharam, transmitindo uma mensagem de otimismo e ânimo pela cidade de Atenas. A manifestação terminou em frente ao parlamento, no centro da capital grega, onde foi observado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do fascismo.

Os manifestantes exigiram que sejam impostas as mais duras sentenças aos criminosos nazis e que sejam mandados para a prisão, realçando que se oporão a qualquer tentativa de ressurgimento de venenosas perceções e ações fascistas.

Fonte: https://inter.kke.gr/en/articles/The-people-demand-the-Nazis-to-be-imprisoned/, publicado e acedido em 2020/10/08

Tradução do inglês de PAT

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.