Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Partido Comunista da Turquia (TKP)

Não importa em qual cidade, distrito ou localidade os comunistas assumem a liderança; terão sempre em mente que são responsáveis ​​por todo o país e toda a humanidade, que tudo o que fazem é significativo como parte da luta pela melhoria do futuro do nosso país e do mundo.

 

Sem Título (25).jpg

12 princípios do TKP para as autarquias:

 

  1. Para os comunistas, cada autarquia onde  aplicam os seus princípios representa uma posição que deve ser utilizada contra a ordem social existente até se realizar a revolução na Turquia.

Só podemos contar com a organização popular se defendermos esta posição. Para os comunistas, o objetivo principal nas administrações locais é, essencialmente, o de abrir canais para a participação popular na administração, à medida em que o povo vai compreendendo a importância da organização. Os trabalhadores que conseguem aceder a mais oportunidades e plataformas estarão mais consciencializados para se protegerem contra a ordem social. Onde quer que os comunistas tenham possibilidade, o povo deve ter uma voz na administração local, através  dos canais das comissões de bairros, distritos, escolas e locais de trabalho.

  1. Os comunistas têm como objetivo o bem-estar e as boas condições de vida dos munícipes

Os municípios, na ordem social vigente, servem para partilhar fundos. Os comunistas devem começar por desarticular os grupos de interesses que  andam à sua volta. Nem um único patrão ou contratante poderá usar os municípios para sua vantagem e interesse. O único objetivo é melhorar o padrão de vida dos trabalhadores. Todas as atividades das autarquias devem ser planeadas de acordo com as necessidades do povo.

  1. Todos os meios disponíveis devem ser usados para o acesso dos trabalhadores à saúde e a condições dignas de habitação, transporte, educação, cultura e recreio.

O principal objetivo é proporcionar aos trabalhadores condições de habitação saudável e segura, acesso à educação, transportes públicos seguros e oportunidades para acederam à cultura e a tempos livres. Só com a luta dos comunistas nas dministrações locais se pode proteger as zonas verdes contra os especuladores e melhorá-las.

  1. O governo dos comunistas nas administrações locais significa o dessenvolvimento da cultura e o fortalecimento do espírito coletivo e de solidariedade.

Uma das principais tarefas dos comunistas nas autarquias é criar um ambiente onde as crianças, a juventude e os adultos possam ter um desenvolvimento pessoal em conjunto. Uma rede de bibliotecas descentralizadas e acessíveis, centros de ciência para crianças e jovens, teatros para representar peças que eles próprios escrevam e representem, coros e orquestras onde aprendam e cantem as nossas canções, séries de conferências para explicar o uso da ciência para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e atividades desportivas coletivas deverão ser os instrumentos desta cultura e vida coletivas.

  1. O trabalho dos comunistas nas autarquias deve ser também uma barreira contra a disseminação e o uso de drogas

Os comunistas devem tomar medidas para proteger a nossa juventude contra estes ataques da corrupção social dos trabalhadores, o uso da droga e qualquer outra espécie de prática de degeneração.

  1. Devem ser tomadas medidas a favor da igualdade e da liberdade das mulheres

Entre as responsabilidades dos comunistas nas autarquias deve estar a criação de jardins de infância nos locais de trabalho e de residência, para apoiar a participação das mulheres na vida pública fora da sua residência e protegê-las contra a violência.

Os comunistas dão particular relevância ao aumento de oportunidades de emprego para as mulheres trabalhadoras, em iguadade de direitos.

  1. Trabalharemos para proteger e desenvolver a saúde.

Os problemas básicos de saúde do povo, a segurança da água potável e dos alimentos, a saúde escolar e desportiva e as questões da reciclagem e do desperdício só podem ser resolvidss se os comunistas se tornarem influentes nas administrações locais. As unidades de saúde serão instaladas nos municípios, onde médicos voluntários e profissionais de saúde trabalharão.

  1. O estabelecimento de cooperativas de produção e consumo dinamizará a vida dos trabalhadores.

Só o trabalho dos comunistas pode estimular cooperativas de produção, de acordo com as características do consumo e das realidades locais, contra os dispêndios das cadeias e das relações de mercado.

  1. As municipalidades comunistas não serão “corporações” que tratam os trabalhadores como um patrão.

Não haverá contradição entre patrão/empregados contra os trabalhadores que trabalham para os municípios, e os trabalhadores participarão nos processos decisórios numa posição em que lutam por objetivos comuns, em nome da emancipação da humanidade.

  1. Os comunistas porão fim ao mecanismo de subcontratação que tem sido imposto às administrações locais, sob o disfarce da prestação de um serviço, que apenas tem em vista o lucro dos patrões.

Os comunistas rejeitarão o mecanismo de subcontratação que tem sido imposto aos municípios, nos últimos 30 anos, e acabarão com todas as iniciativas que transformaram as obras municipais num lucrativo campo de exploração para proveito grandes e pequenos patrões.

  1. Os comunistas não permitirão o racismo, o fundamentalismo religioso ou o sectarismo nas administrações locais.

As municipalidades comunistas não terão espaço para tais abordagens, que classificam os trabalhadores como cidadãos de segunda classe pela sua linguagem, raízes étnicas ou crenças. Os comunistas não permitirão o abuso da religião nas administrações locais, mas adotarão um modelo secular de administração e organizarão a fraternidade, a paz e a unidade.

  1. Uma relação com os objetivos sociais libertadores, baseada na liberdade e igualdade, será estabelecida nas administrações locais.

Não importa em qual cidade, distrito ou localidade os comunistas assumem a liderança; terão sempre em mente que são responsáveis ​​por todo o país e toda a humanidade, que tudo o que fazem é significativo como parte da luta pela melhoria do futuro do nosso país e do mundo.

 

Fonte: http://www.tkp.org.tr/en/aciklamalar/communist-principles-municipalities, acedido em 2019/03/31

 

Tradução do inglês de TAM

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temáticas:



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.