Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


O KKE emerge como uma consistente força de resistência

Partido Comunista da Grécia (KKE)

Confrontação, polarização, falsas promessas, absurdos dilemas, especialmente entre os dois partidos da bipolarização, criaram um clima que afetou os estratos populares que ainda não acreditam na sua própria força, deixando-a inexplorada.

 

Sem Título (36).jpg

No dia 26 de maio, realizaram-se eleições triplas na Grécia – Parlamento Europeu, eleições regionais e municipais.

O KKE conseguiu reeleger os dois deputados que tinha no Parlamento Europeu, acumulando 257.360 votos, ou 5,5% (com 83% de integração).

Além disso, a “União do Povo” passou à 2.ª volta nos 5 Municípios que tinham presidentes comunistas, enquanto nas regiões e municípios em geral, a “União do Povo” aumentou significativamente o número de vereadores eleitos nos conselhos municipais.

O registo do descontentamento popular nas eleições está a levar o partido governante a anunciar eleições nacionais antecipadas para o final de junho.

Na sua declaração aos média, Dimitris Koutsoumpas – Secretário-geral do CC do KKE –, observou o seguinte sobre os resultados das eleições:

«Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que responderam ao apelo do KKE para com ele unir forças. Todos os que nos honraram, participando nas eleições do Partido, mas também todos aqueles que, em condições difíceis, foram às urnas e votaram no KKE nas eleições para o Parlamento Europeu e na “União do Povo” nas eleições municipais e regionais. Gostaríamos de agradecer especialmente a todos os que deram esse passo pela primeira vez, aos jovens que deram o seu primeiro voto ao nosso partido.

Acima de tudo, a batalha das eleições europeias, mas, também, das eleições locais, tiveram vertentes que, na verdade, se referem a eleições nacionais.

Os resultados eleitorais registam ainda uma outra alternância antipopular entre o SYRIZA e a ND, isto é, entre os dois maiores partidos do capital, da UE e da NATO.

Confrontação, polarização, falsas promessas, absurdos dilemas, especialmente entre os dois partidos da bipolarização, criaram um clima que afetou os estratos populares que ainda não acreditam na sua própria força, deixando-a inexplorada.

Como sabem, o KKE – desde o primeiro momento – enfrentou todas as batalhas eleitorais com critérios políticos uniformes, em todas as votações. Como dissemos em muitas ocasiões, a UE dá diretrizes antipopulares, os governos implementam-nas, as autoridades municipais e regionais especificam-nas, num quadro institucional asfixiante que foi criado conjuntamente por todos os outros partidos, que estiveram no governo.

Com os resultados conhecidos, o KKE atinge cerca de 6% de votos e elege 2 membros do Parlamento Europeu. A “União do Povo” passa à 2.ª volta nos 5 Municípios onde tivemos a maioria nos últimos cinco anos. No entanto, noutros municípios, onde não passámos à 2.ª volta, os votos da “União do Povo” tiveram uma presença significativa em todos os municípios, com variações, e com centenas de novos vereadores nas Câmaras Municipais.

É positivo para os interesses populares que o KKE continue a ser uma força consistente, com tendência para renovar as suas forças.

Naturalmente, não subestimamos o facto de a correlação de forças ser ainda muito negativa na Grécia e na Europa, de o movimento operário e popular ainda não ter passado para uma fase de contra-ataque dinâmico e ainda mais massivo. Temos plena consciência de que, nas amplas camadas do povo, prevalecem fracas reivindicações, o derrotismo e o fatalismo, como resultado da desmobilização e da participação reduzida no movimento.

Acreditamos que essas pessoas têm uma posição muito mais positiva em relação ao KKE, analisam as suas posições, estão atentas, embora ainda não tenham sido convencidas a dar um passo mais decisivo.

Os resultados eleitorais do SYRIZA registam o descontentamento popular com o seu governo, que, nos últimos anos, implementou políticas antipopulares, dando continuidade ao trabalho dos governos da ND e do PASOK, atormentando as pessoas com “migalhas”, algo que a própria ND também proclamou.

Contudo, não é positivo que o povo se esteja a virar para escolhas mais antigas e fracassadas, como a ND e o PASOK/KINAL, ou outras forças que são apoiadas e preparadas para desempenhar o papel de fortalezas ou de complementos da gestão de governos antipopulares.

O SYRIZA tem enorme responsabilidade porque, com as suas políticas, permitiu que a ND e o PASOK parecessem justificados pelo seu anterior trabalho antipopular. Em essência, isentou-os de qualquer responsabilidade.

É positivo que o Aurora Dourada [partido de extrema direita – NT] tenha caído do terceiro para o quinto lugar e que o KKE esteja à sua frente. Mas mudanças de posição, como as respeitantes à Solução Grega, constituem a reformulação de uma completa cena política reacionária e antipopular.

Os resultados do KKE enviam uma mensagem de esperança aos partidos comunistas e forças militantes de outros países que estão a lutar em condições difíceis, para traçar uma linha radical de recuperação e reagrupamento do movimento comunista e operário na Europa, longe de seu mortal abraço com a social democracia, o embelezamento da UE ou a ilusão de a poder reformar em prol do interesse do povo e da política de integração e participação na gestão burguesa antipopular.

É um facto positivo que nestas eleições se tenha manifestado uma certa tendência para unir forças com o KKE, da parte dos que lutaram connosco em anos anteriores no movimento dos trabalhadores e agricultores, de pessoas da arte, cultura e desporto, das forças armadas e forças de segurança, algumas das quais haviam, anteriormente, feito outras escolhas políticas.

Essa tendência de unir forças com o KKE expressa processos positivos que trabalharemos para multiplicar, nos locais de trabalho, nos bairros da classe operária, nas áreas rurais –, mais no seio do movimento do que nos bastidores do parlamento. Estamos confiantes de que tais processos e outros ainda mais positivos aconteçam nos locais de trabalho e nos bairros. Esta tendência deve ser ampliada à medida que nos aproximamos das eleições parlamentares.

No dia seguinte às eleições, encontraremos novas forças no caminho do contra-ataque, no caminho da luta política e de massas. Os votos no KKE serão afirmados a partir de amanhã de manhã, em todos os lugares, em todos os bairros, nas escolas, nas universidades, para bloquear novos retrocessos, reivindicar medidas de socorro aos desempregados, para reconstruir o movimento popular dos trabalhadores, para a Aliança Social.

O KKE continuará a mostrar o caminho para uma saída genuína e solidária para o nosso povo, juntamente com a preparação para uma dura confrontação e luta, para aliviar todos aqueles que estão a sofrer: os trabalhadores, os desempregados, os lares populares, os pensionistas, a juventude. Bem como para bloquear medidas piores das administrações locais antipopulares, nos municípios e nas regiões, e novas medidas antipopulares governamentais. Para exigir a satisfação das necessidades populares contemporâneas. Estaremos atentos e preparados para os perigosos desígnios dos EUA-NATO e as suas rivalidades na região, nas quais o governo do SYRIZA participa ativamente, com o substancial acordo dos outros partidos.

Estamos a enfrentar a batalha das eleições parlamentares, no final de junho. Travaremos esta batalha com otimismo, contra os dilemas, que serão ainda mais reforçados com a invocação de algumas pequenas diferenças, que não mudam a essência da associação estratégica entre o SYRIZA, a ND e os outros partidos. Apelamos especialmente aos trabalhadores, aos progressistas e militantes para não cederem aos chantagistas dilemas que se intensificarão no próximo mês.

As nossas consignas continuam a ser necessárias e oportunas.

Com um KKE poderoso podemos fazer uma verdadeira e grande diferença, para que exista uma genuína oposição do povo, um genuíno apoio para que o povo enfrente todos os governos antipopulares que venham a surgir, para que seja levantado um verdadeiro muro contra a extrema-direita, o fascismo e o conservadorismo, para que possamos abrir o caminho em conjunto com o povo, como genuíno líder do desenvolvimento social.»

 

Fonte: https://inter.kke.gr/en/articles/KKE-emerges-as-a-consistent-force-of-resistance/, publicado em 2019/05/27 e acedido em 2019/05/28

Tradução do inglês de PTA

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)

Temáticas:



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.