Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Partido Comunista da Grécia (KKE)

16/09/2019

Seja qual for a situação, uma sociedade e uma economia socialistas vão surgir como uma cada vez mais intensa necessidade.

Não importa a veemência com que as sereias da reação e do oportunismo anunciem o fim da História: a classe operária e o seu movimento, a própria vida, vão refutar as suas declarações.

 

Sem Título (55).jpg

As iniciativas do 45.º Festival da Juventude Comunista da Grécia (KNE) e do seu jornal, “Odigitis”, continuam em toda a Grécia. O 45.º Festival KNE-Odigitis realiza-se em todas as cidades do país, com um rico programa artístico, cultural e político. Em 13 de setembro, no Festival da KNE, em Thessaloniki, Dimitris Koutsoumpas, o SG do CC do KKE, referiu-se, na sua intervenção, ao beco sem saída do modo de produção capitalista, à agudização das contradições intraimperialistas, ao envolvimento da Grécia nelas, tal como em movimentos agressivos da classe burguesa turca, acrescentando:

O sistema imperialista está a tornar-se cada vez mais reacionário e perigoso e os seus apoiantes, o governo e os partidos burgueses na Grécia, denunciaram-se irremediavelmente. Defendem um sistema bárbaro que mancha as suas mãos, e estão manchadas com o sangue dos povos, para enriquecer, para que os monopólios acumulem fortunas e se tornem cada vez mais agressivos.

O nosso povo, como os demais povos vizinhos, deve acreditar e mostrar a sua força para lutar por uma vida melhor, pela erradicação decisiva das causas da guerra, da pobreza e dos refugiados.

Uma nova sociedade socialista é a solução, este é o farol para a luta dos povos, para construir relações mutuamente benéficas, para a paz e a satisfação das necessidades do povo”.

 O SG do CC do KKE denunciou especialmente os projetos americanos e da NATO em toda a região, sublinhando que «o governo da ND está a promover metodicamente a renovação e o fortalecimento do extremamente perigoso “Acordo de Cooperação e Defesa Mútua EUA-Grécia”. Está a preparar esse novo crime, na segunda fase do chamado "Diálogo Estratégico" com os americanos, iniciado pelo SYRIZA». D. Koutsoumpas apelou à organização de um movimento de massas militante em todo o país que liquide estes planos criminosos, para que a vontade do povo prevaleça:

- NÃO às bases militares e às armas nucleares;

- Denunciar o “Acordo de Cooperação e Defesa Mútua EUA-Grécia”;

- Encerramento da base de Souda e de outras bases militares EUA-NATO;

- Libertação da Grécia dos planos imperialistas, não participação das forças armadas gregas em missões imperialistas no estrangeiro, saída da NATO e da UE.

Entre outras questões, o Secretário-Geral do KKE sublinhou que “Estamos a enfrentar uma série de acontecimentos em que a economia e a política externa são determinadas pelas escolhas estratégicas comuns entre os dois maiores partidos do capital, a UE, a NATO e a sua alternância de governo.

Na década passada, com os três memorandos, a violenta redução dos rendimentos do povo, os cortes na segurança social, na saúde, etc., ficaram demonstrados os limites do sistema capitalista e os seus maiores problemas.

Com o governo do SYRIZA, houve apenas uma pequena interrupção, mas os problemas continuaram e vão tornar-se ainda mais complicados, enquanto as perspetivas de crescimento não são tão otimistas quanto a ND as quer apresentar. Tendo em conta a situação internacional, as dificuldades que já existem vão intensificar-se.

Seja qual for a situação, uma sociedade e uma economia socialistas vão surgir como uma cada vez mais intensa necessidade.

Não importa a veemência com que as sereias da reação e do oportunismo anunciem o fim da História: a classe operária e o seu movimento, a própria vida, vão refutar as suas declarações.

A classe operária assumirá o seu papel histórico, a sua missão histórica: a abolição definitiva da exploração do homem pelo homem e a construção de uma sociedade socialista-comunista”.

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, as iniciativas centrais do Festival KNE-Odigitis realizar-se-ão em Atenas (Tritsis Park).

 

Fonte: https://inter.kke.gr/en/articles/A-new-society-a-socialist-one-is-the-solution-for-peace-and-the-satisfaction-of-peoples-needs/, publicado em 2019/09/16, acedido em2019/09/20

Tradução do inglês de TAM

 

 

Print Friendly and PDF

Autoria e outros dados (tags, etc)



Nota dos Editores

A publicação de qualquer documento neste sítio não implica a nossa total concordância com o seu conteúdo. Poderão mesmo ser publicados documentos com cujo conteúdo não concordamos, mas que julgamos conterem informação importante para a compreensão de determinados problemas.


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.